Prancha Surf

Prancha Surf – O seu site sobre Pranchas de Surf

A costa portuguesa é uma costa bem extensa, medindo cerca de 900km, metade do nosso perímetro. O mar, as correntes não são, como é de esperar, uniformes. Existem zonas com ondas de melhor qualidade do que outras, partindo do ponto de vista desportivo.

Estes locais onde a prática do surf é a mais agradável, com as melhores ondas, ou spots, podem ser escolhidos baseados em variados factores. Não só o tipo de onda determina se “esta onda é melhor que aquela”. O fundo do mar na própria região também condiciona esta determinação. Este fundo pode ser rochoso ou arenoso. É de notar que, apesar de cada onda ter uma determinada denominação, determinada pelo local onda rebenta, estas podem tender para uma evolução para a esquerda ou para a direita, o que depende do vento.

Não poderíamos deixar de falar do vento, claro, que é o principal factor desencadeante das ondas. O soprar do vento é determinante, já que é este que vai caracterizar uma onda.

Outro pormenor de extrema importância é aquele que delimita a prática do surf. Um bom tipo de onda, um bom spot, deverá permitir a prática de surf qualquer seja o estado do mar, ou seja, se este está em maré baixa ou alta ou, até mesmo, em meia maré.

Uma característica da onda, que por muitas vezes desprezamos, mal, é a da qualidade da própria água. Se bem que não é esta que influencia a prática do surf, mas há que tomar atenção às coisas e preservar, ao máximo, a água. A prática desta modalidade numa água bastante límpida será muito mais agradável do que numa água suja e poluída.

Estarão todas as possíveis características de um spot já associadas? Talvez, mas atenção, uma boa localidade para a prática do surf poderá perder um pouco essa mesma qualidade se nela existirem muitas pessoas. Ou seja, a praia estar cheia, como é óbvio, não interfere, em nada, negativamente, com a prática do surf, até pelo contrário. O prejudicial é se essas pessoas estiverem muito concentradas em locais propícios ao surf, mas isto já é outra história.

Pelo que lemos até agora, as características de uma boa onda já estão conhecidas. Resta-nos saber quais as praias portuguesas que comportam as melhores ondas, ou melhor, as principais praias portuguesas que as comportam, senão a lista iria ser enorme.

A praia de Carcavelos, possivelmente, será a praia de eleição, sendo uma das praias, senão a mais dotada de história a nível de surf nacional. Nesta praia, o vento sopra para Sul, e a prática deste desporto poderá ser executado qualquer seja o estado da maré.

A Costa da Caparica, tão bem conhecida, é uma das praias que também possui umas das melhores ondas de Portugal. A sua água tem uma óptima qualidade, sendo a praia que mais picos tem por cada metro quadrado. Este é um dos locais mais frequentados por surfistas e é bastante indicado para principiantes. Só há que tomar atenção com as construções humanas tão bem evidentes na paisagem, que se podem tornar potencialmente perigosas.

Tal como nas ondas da praia de Carcavelos, o surf pode ser executado a qualquer hora do dia, em qualquer maré. O sentido do sopro do vento é que muda, que sopra para Oeste, invés de soprar para Sul.

Be Sociable, Share!

Se gostou de As melhores ondas de Portugal partilhe no Facebook e Twitter!


8 Comentários para "As melhores ondas de Portugal"

  1. bom post
    mas esqueceste de Peniche

  2. [...] Fun Board – Como o nome indica este tipo de pranchas de surf é para a diversão. São maiores que as pranchinhas mas menores que os LongBoard. Este tipo de pranchas é ideal para quem está a começar a surfar porque tem uma grande estabilidade, flutuação e são mais fáceis de remar para entrar nas melhores ondas. [...]

  3. Como já disseram esqueceste-te de Peniche. Que é o melhor lugar de Portugal para fazer surf, foi lá o campeonato do mundo o ano passado e vai ser nos próximos 2 anos pelo menos.

    A melhor praia de Peniche: Supertubos!

  4. Ambos tem razão , foi por esquecimento … Num futuro post postarei sobre Peniche

  5. [...] de saber as melhores ondas de Portugal e os tipos de pranchas de surf que existem, deve preocupar-se em escolher uma prancha de surf [...]

  6. [...] foi referido as melhores ondas de Portugal por esquecimento não houve referência ás praias de Peniche – onde esta é considerada a [...]

  7. [...] acessório principal do surf é a prancha. É com ela que os surfistas executam manobras nas praias com ondas espectaculares. Quando vamos adquirir uma prancha de surf nova é bom que tenhamos alguns cuidados na compra da [...]

  8. [...] é só preciso só comprar só saber que tipos de pranchas de surf existem, os cuidados a ter ou as melhores ondas de Portugal. Antes de ir surfar para uma determinada praia deve ter alguns cuidados para que tudo corra bem. [...]

Deixe o seu Comentário!

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2009 Prancha Surf. Tema por THAT Agency e traduzido por WPThemesPT. Movido a WordPress.